8 de jun. de 2010

Amidalite

0 comentários
Descrição


É a inflamação das amídalas palatinas.

Causas

Pode ser causada por uma contaminação aerógena ou uma infecção (vírus, bactéria). Os agentes infecciosos mais freqüentes são os vírus e bactérias como os estreptococos.

Sintomas

Coceira e dor de garganta, dificuldade na deglutição e tosse irritativa, febre, mal-estar geral, vermelhidão na garganta. Podem existir placas ou exudatos purulentos e um aumento doloroso do volume dos gânglios linfáticos.

Diagnósticos

Por exame médico, que identifica a vermelhidão ou a presença de placas brancas, gânglios linfáticos do pescoço inflamados. Pode ser obtida uma amostragem do tecido inflamado para realizar uma análise bacteriológica (análise da amostra de exudato).

Tratamentos

Geralmente são ministrados antibióticos até a cura total, quando a doença tem uma etiologia bacteriana. Recomenda-se fazer repouso e seguir uma dieta branda com líquidos com vitamina C. Os sintomas podem ser aliviados com analgésicos com antiinflamatórios, gargarejos com água com bicarbonato ou soluções com aspirina. Prescrevem-se, geralmente, pastilhas, xaropes ou líquidos com açúcar, pois estimulam a secreção salival, que é o lugar no qual se encontram os anticorpos que defendem o organismo dos agentes infecciosos.

0 comentários:

Postar um comentário