28 de abr. de 2010

O tênis certo

0 comentários
Escolher o calçado correto para os seus exercícios pode evitar lesões.

Para não acabar com uma lesão no calcanhar, entorses ou dores, é bom levar em consideração alguns aspectos antes de comprar um tênis. Por exemplo, para obter boa absorção de impactos, a sola deve ter no mínimo dois centímetros de altura e deve ser macia, mas não muito, pois um material mole demais traz problemas de estabilidade. Além disso, há modelos diferentes para cada tipo de pé: mais largos, outros mais estreitos, mais pontudos nos dedos ou mais arredondados. É importante saber também que os tênis de corrida não são indicados para todos os esportes.




Basquete – O tênis de cano médio ou alto é ideal para quem joga basquete, pois permite maior fixação do pé e evita torções. Mas não se pode esquecer o amortecedor em todo o solado (para os saltos).







Futsal – Requer uma combinação de liberdade e proteção anti-impacto. Deve ser macio e se ajustar ao pé do atleta para permitir liberdade de movimentos. O solado deve ser fino para aumentar a aderência ao chão e o controle da bola.


Triatlo – Para evitar o calçar e descalçar a cada prova, não deve ter cadarços. Como o ritmo não permite o uso de meias, os tênis para triatlo devem ter zonas de ventilação (furinhos) e não ter costuras que possam machucar os pés.
Tênis – Como o esporte exige giro e movimentos laterais, o solado deve conter sulcos para dar melhor aderência e permitir movimentos sem prejudicar as articulações ou causar torções.



Exercícios Aeróbicos – Este tênis pede amortecedor em todo o solado por ser um esporte de movimentos repetitivos e de grande impacto, como a corrida. 

0 comentários:

Postar um comentário