19 de out. de 2012

O que é um iceberg?

0 comentários
Iceberg é um grande pedaço de gelo formado por água doce desprendido de uma geleira. Os icebergs são arrastados para latitudes mais baixas auxiliados por correntezas marinhas  frias de origem ártica (feito a correnteza da Groelândia) ou antártica. Alguns icebergs de origem antártica alcançam 26º de latitude sul. Os que conseguem atingir estas longínquas distâncias se rompem em pedaços menores chamados “Growlers”, que acabam derretendo quando entram em contato com águas mais quentes dos mares do norte.

Do iceberg aproximadamente um décimo de seu volume total fica visível, deste modo, estas gélidas massas são um perigo para a navegação, visto que podem alcançar grandes dimensões. Exemplo disto é o que aconteceu ao famoso transatlântico Titanic, que afundou no dia 14 de abril de 1912.
O iceberg não procede da água marinha porque o gelo que se forma na superfície do Oceano Ártico, por exemplo, nunca chega a ter uma grande espessura, já que a pressão que a água recebe a vários metros de profundidade é suficientemente grande para impedir que ela congele. O gelo é menos denso do que a água, por isso flutua e, também por este motivo, o gelo não pode formar-se a certa profundidade.

Os icebergs podem adotar diversos formatos e tamanhos, podem ter o formato de tábuas, arredondados e irregulares. Seu formato geralmente é um indicador de sua origem e idade. Aqueles com formato de tábuas são oriundos das barreiras naturais de gelo, enquanto aqueles com formato de blocos irregulares têm sua origem em glaciares flutuantes

As assombrosas formas irregulares e arredondadas que os blocos de gelo adquirem é resultado do fato da água fundir-se abaixo da linha de flutuação. Quando a parte superior se torna mais pesada o bloco de gelo gira, deixando visível o extremo torneado pelas águas.

Um iceberg com formato de tábua realmente grande pode ter de 200 a 300 metros de altura e pesar uns 400 milhões de toneladas. A água contida por um iceberg destes é capaz de abastecer uma cidade de três milhões de habitantes durante um ano. Um dos maiores icebergs detectados, denominado B9 (em outubro de 1987), tinha 154 km de comprimento e 36 km de largura.


0 comentários:

Postar um comentário