18 de jul. de 2010

Por que algumas pessoas e animais têm um olho de cada cor?

5 comentários
É uma falha genética. Uma doença chamada de síndrome de Waardenburg, que provoca, entre outras coisas, distúrbios de pigmentação: íris com cores diferentes e albinismo (falta de pigmentação) parcial – aquelas mechas brancas no cabelo. Além disso, quem sofre desses mal muitas vezes é parcialmente surdo. “Na formação do feto, a cor da pele e da íris se desenvolve junto com o sistema nervoso”, explica o geneticista Paulo Otto, da Universidade de São Paulo. “Não se sabe, ainda, quais genes causam isso, mas a surdez e a deficiência de pigmentação certamente estão relacionadas”, diz. A diferença da cor das íris nem sempre vem acompanhada de outros sintomas. Mas, se o seu gato tem um olho de cada cor, verifique se o bichano não tem também dificuldade para ouvir.

5 comentários:

  • 16 de mai. de 2011, 19:19:00

    Oi, sou eu nessa foto...
    Não tenho síndrome de Waandenburg, tenho apenas heterocromia.
    Mas enfim, achei engraçado o fato de encontrar minha foto na internet ilustrando esse assunto.

  • 20 de jun. de 2011, 20:28:00
    Anônimo :

    HAHA
    pare de mentir...
    Pesquise se vc tem heterocromia de fuchs

  • 24 de jan. de 2012, 16:45:00

    ola para quem interessar eu tenho sindrome de waandenburg e posso afirmar que nao é facil ser diferente dos outros,sempre fazem perguntas como vc perdeu a lente,ou seus olhos sao assim mesmo?eu vi um cachorro! assim isso é chato pra caramba o mais dificil eu ja passei a epoca da escola,hj sou casada tenho 3 filhos e eles nao tem essa sindrome graças a Deus,hj posso dizer que aprendi a lidar com isso me aceito do jeito que sou,nao adianta por lentes,nao seria eu mesmo estaria me enganando o tempo todo,tenho apenas uma audiçao boa e a mecha no cabelo a isso eu passo a famosa coloraçao ,mas hj vivo bem melhor e nao me importo com os outros apenas deixo a vida me levar.se alguem ler espero que sirva de alerta apenas viva feliz com as pessoas que ama.nao de ouvidos para pessoas ignorantes que nao entendem das maravilhas que deus nos propociona.bjs

  • 3 de abr. de 2013, 10:18:00
    Anônimo :

    Boa tarde. Sou mãe de uma criança linda que nasceu com a sindrome de waardenburg e gostaria de algum facebook de alguem que também tenha esta sindrome para eu entrar em contato com a pessoa para esclarecer algumas duvidas minha. Obrigada

  • 17 de abr. de 2013, 23:44:00
    Anônimo :

    q bobagem, isso não é nenhuma deficiência!
    não impede ninguém de viver..
    e não adianta fazer drama dizendo q é mt difícil ser assm!
    pq todo mundo acha um máximo que tem um olho de cada cor..
    acho q algumas pessoas se pudesse escolher teriam.
    conheci um garoto q tinha.. e todo mundo pagava pau p ele!
    vamos parar de drama aew!

Postar um comentário