7 de mai. de 2010

Afasia

0 comentários
Descrição
É um distúrbio da linguagem decorrente de uma lesão no setor do cérebro responsável pelo controle da linguagem, que na maioria das pessoas está localizado no hemisfério esquerdo. Geralmente ocorre de repente, depois de um acidente vascular cerebral ou de um traumatismo de crânio, mas também pode ter desenvolvimento lento, nos casos em que existem tumores cerebrais. Esse distúrbio afeta tanto a compreensão da linguagem quanto a leitura e a escrita. Dependendo da localização da lesão cerebral, existem diferentes tipos de afasia.

Causas
A morte de neurônios na região do cérebro responsável pela linguagem pode decorrer de um AVC (acidente vascular cerebral), que impede a chegada normal de oxigênio e de outros nutrientes, ou de traumatismos graves, infecções ou tumores.

Sintomas
As pessoas com afasia de Broca expressam-se por meio de frases curtas e com grande esforço, e omitem palavras curtas (adjetivos, conjunções). Via de regra, têm consciência de suas dificuldades e sentem grande frustração por isso; é comum que apresentem fraqueza ou paralisia nos membros do lado direito. A lesão no lóbulo temporal produz a afasia de Wernicke. As pessoas por ela afetadas podem construir frases longas, sem sentido algum, adicionando palavras desnecessárias e até inventando outras. Apresentam grandes dificuldades de entendimento da linguagem falada e, muitas vezes, ignoram os seus próprios erros. Esse tipo de afasia não está relacionado com a debilidade corporal. A afasia global tem origem em lesões que afetam extensas áreas do cérebro e produzem sérias dificuldades de comunicação.

Diagnósticos
Geralmente, o quadro de afasia é identificado pelo neurologista que trata da lesão cerebral, realizando testes motores e de fala. Quando existe a suspeita de afasia, o paciente é encaminhado a um profissional especializado, que avalia em profundidade a sua capacidade para compreender, falar, ler e escrever. As técnicas de diagnóstico por imagens servem para determinar a severidade e a localização da lesão cerebral.

Tratamentos
Depois de alguns casos de acidentes vasculares cerebrais transitórios (quando a irrigação sanguínea foi rapidamente restabelecida), pode existir uma recuperação espontânea e completa da afasia. Entretanto, na maioria dos casos, mesmo havendo certa recuperação nos dias seguintes à lesão, o processo de completa normalização requer terapia especial durante um prazo superior a dois anos. A saúde geral e a idade da pessoa influem nas possibilidades de recuperação.

0 comentários:

Postar um comentário