Aves migratórias tem uma incrível habilidade de aumentar seus músculos antes de voar sem precisar treinar muito, apenas comendo bastante. Mesmo assim alguns sinais indicam que no futuro os pássaros terão problemas devido ao aquecimento global, principalmente no norte da Europa.
Um estudo europeu revelou que o habitat destas aves se deslocará ainda mais em direção ao norte. Isto significa que alguns pássaros, como no caso do Papa-amoras, que voa do sul do deserto do Saara à Europa, e retorna duas vezes no ano, terá que adicionar aproximadamente 400 km extras à uma viagem que pode ultrapassar 6.000 km.
De acordo com cientistas da Universidade de Durham na Inglaterra, as aves irão precisar de áreas de proteção exclusivas no sul da Europa, aonde elas possam parar para descansar e comer insetos.
Percorrer esta distância 2 vezes em um ano já é uma prova muito difícil, alguns kilômetros a mais podem fazer a diferença entre a vida e a morte.
Os pássaros certamente já se adaptaram às mais diversas situações como a era glacial e o ressecamento do Saara, tudo isso há milhares de anos atrás. Mas será que dessa vez eles conseguirão resistir às mudanças climáticas e suas consequências?
0 comentários:
Postar um comentário